20 de agosto de 2009

Boas árvores oferecem bons frutos, são belas aos olhos, geralmente oferecem sombra e descanso para as pessoas.


Nos dias 07 a 09 de julho na Serra do Estevão vivemos a experiência de “Beber na Fonte conhecendo nossas Sagradas Histórias”. De fato rever a história de nossa Congregação, voltar ao espírito originário como era a ordem do Concílio Vaticano II, é não perder nunca de vista o ponto de partida, ou seja, a raiz originária, pois somos como as árvores, crescemos a partir das raízes. Rever e voltar às origens é beber na fonte, a fim de animar o presente.

Como disseram algumas de nossas irmãs, nós somos privilegiadas em participar do Primeiro Congresso da Formandas, que faz parte da Programação da Celebração do nosso Centenário, não sei se haverá outro, mas foi muito positivo.

Irmã Luci partilhou conosco um pouco de seus conhecimentos sobre nossa história. Convidá-la para “contar” essa história, foi muito bom porque além de saber da história, ela também fez e faz parte dela.

Acredito que mesmo sabendo, um pouco, da nossa história, de como tudo começou, é sempre importante entrar em contato com cada detalhe, buscarmos conhecer sempre mais. Saber a importância de cada acontecimento que se deu ao longo dos anos da expansão da Congregação.

Refletimos sobre o que cada Capítulo Gera,l a partir do primeiro em 1930, deixou para a Congregação. Existe um vasto material para a reconstrução da nossa história. Vimos a importância de conhecermos esse material, pois quem perde o interesse pela história, conseqüentemente perde o interesse pela Congregação.

Agradeço ao Bom Deus pela oportunidade que tive e tenho de todos os dias aprofundar a vida e a missão de nossa Congregação.

Imaculada

Nenhum comentário: