20 de agosto de 2009

Tenda: lugar de silêncio, encontro e oração


A dinâmica das tendas no nosso Congresso foi muito significativo. Além de fazer parte do encontro, as tendas foram usadas (antes) no Tríduo Vocacional. Ir. Valdênia explicou o significado da tenda no Primeiro Testamento e no Segundo Testamento. Deus pediu ao profeta que alargasse sua tenda (seu espaço para Deus), fincasse as estacas, esticasse as cordas. Este é o momento de agir, é a hora de sair da comodidade; os discípulos pediram a Jesus que fizesse uma tenda para que eles fiquem juntos ao Mestre. Para mim, tenda é o lugar da escuta, do recolhimento, da entrega... É principalmente o lugar do envio para servir.

No dia que visitamos as tendas, percebi que os temas se completavam. Fiquei muito feliz, e até emocionada por contemplar, em cada uma, o desenvolvimento de nossa história desde o seu nascimento, expansão até a missão atual de nossas irmãs em muitas partes do mundo.

Nossas irmãs viveram a experiência da Tenda. Fizeram o processo de sair de sua terra natal, desinstalar-se, chegar, em Santarém, sem nada de bens materiais. Também foram pessoas que ouviam os apelos de Deus e da realidade e na hora certa saiam para evangelizar, fazendo parte da vida do povo.

Todas estavam bem decoradas com fotos de nossos fundadores, frases que muito nos inspiram, imagens, objetos... Nem mesmo os dias chuvosos da Serra tiraram a beleza desses lugares sagrados, confeccionados com muito carinho por Ir. Ana Valdênia e por nós, participantes do encontro.

Agradeço a Deus por essa oportunidade, pelas reflexões e dedicação de todas em preparar esse encontro para nós.

Adriana

Nenhum comentário: