20 de agosto de 2009

Tríduo: Momento de Partilha


Sinto-me feliz de poder partilhar com todas vocês, a experiência que nós noviças tivemos no início do mês de julho na Serra do Estevão – Quixadá. Chegamos no momento da celebração na comunidade. Irmã Oliva nos deu as boas vindas, deixamos as bolsas e fomos participar da Santa Missa. No final cada Irmã veio nos acolher. À noite, após o jantar, as Irmãs Estela e Ana Valdênia nos falaram sobre o tríduo e como iria acontecer. O primeiro dia seria no povoado Dom Maurício no projeto Anjo Bom que é um espaço em homenagem a Irmã Dulce, neste local são atendidas crianças e adolescentes carentes. Irmã Ana Valdênia deu a idéia de fazermos visita nas casas das pessoas convidado-as para este momento tão importante, pois o tríduo tinha como objetivo também convidar o povo para participar da missa dos Votos Perpétuos de Irmã Nilsa e resgatar um pouco da nossa história, de nossas irmãs que se dedicaram na missão nessa localidade. Sandra e eu ficamos com Irmã Ana Valdênia, cada casa que chegávamos, éramos bem recebidas pelas pessoas e dificilmente alguém não tinha o que dizer sobre uma irmã, principalmente os mais idosos contavam que cresceram vendo nossas irmãs desenvolverem seus trabalhos. Muitas manifestavam a felicidade e gratidão, em seus rostos, por terem sido alfabetizados ou catequizados pelas irmãs. No segundo dia de nossas visitas o grupo havia aumentado com a chegada das Irmãs Ubiracy e Gleisiane e das outras noviças.

As reflexões do tríduo foram muito profundas. No primeiro dia, aprofundamos sobre o Nascimento de nossa Congregação, nossos fundadores e primeiras Irmãs. A segunda reflexão trouxe como ponto forte a Expansão da Congregação. Crescemos porque temos exemplos de pessoas que foram e são “sal da terra e luz do mundo”. No ultimo dia refletimos sobre o nosso Carisma, especialmente o aspecto da Misericórdia, e nossa Missão no mundo. O local escolhido para essa oração foi a Capela de nossa Ir. Dulce. Uma irmã nossa que viveu radicalmente a misericórdia em sua vida.

Agradeço a Deus por essa oportunidade em conhecer mais a nossa história, espiritualidade e carisma. Louvo ao Senhor pelo testemunho de nossos fundadores e de nossas primeiras irmãs. Que essa história continue com pessoas disposta a testemunhar a Boa Nova do Reino de Deus.

Genilce

Nenhum comentário: